Image Map

5 de agosto de 2013

Saga Cabelo Perfeito: Cronograma capilar!

| |

Fala GALERA!! (post grande)



Oh! Os famosos óleos vegetais que tanto fazem sucesso! SERÁ QUE FUNCIONA MESMO? OU É APENAS MODINHA?

Bem! No post que contei aqui, contei o que fiz para melhorar o meu lindo cabelinho que estava DESTRUÍDO, por conta de várias químicas.  ESSA É A MELHOR COISA QUE JÁ FIZ, pra salvar o meu cabelo.

ENTÃO FUNCIONA?
Sim pessoa! FUNCIONA!



Pois bem! Como funciona esse tréco de cronograma capilar?
Como sei que pra ler, têm GENTE preguiçosa por ai ¬ ¬ . Tentei resumir o que eu consegui entender, porém mesmo assim, o post ficou ENORME , MAAAAAS "agarantchio" que você NÃO VAI SE ARREPENDER... NUNCA....

Qual a diferença entre, nutrir, hidratar e reconstruir?
Que... olha a surpresa! Não é a mesma coisa!
COMO ASSIM JOSÉÉÉÉÉÉÉÉÉ???!!! 
Eu sei, é traumático saber que erramos a vida inteira.
Pois bem, cada um têm uma função e uma necessidade diferente.
Quem nunca comprou uma máscara CARÍSSIMA que viu em algum blog, ou uma amiga indicou e não resolveu em nada no seu cabelo? E pior! Deu o efeito contrário?! QUEM NUNCA!
Já parou pra pensar que deu certo em determinada pessoa por que o cabelo dela, estava precisando daqueles componentes e você não? Já parou pra pensar nisso?

NÃO! Eu sei, eu também nunca pensei nisso kkkkkk. E depois que comecei a pensar sobre o assunto, consegui diminuir inclusive, nas compras adoidadas de produtos, focando somente em produtos que meu cabelo REALMENTE necessitava (deixa o seu lado consumista depressivo, no canto mais escuro da sua mente rs) NUNCA mais você dirá que gastou uma GRANA danada em determinado produto que não funcionou no seu cabelo.

Mas Belise! Como saber o que devo fazer primeiro? Como descubro o que meu cabelo precisa?
Simples, vendo a estrutura do seu cabelinho.

Vem comigo que você passa de ano!











Claro que existem outras composições nos fios e eu sou maquiadora e não cabeleireira, por isso, tudo aqui informado foi baseado em uma pesquisa. Então, fui para as principais para resumir mesmo.

A estrutura do nosso cabelo é composta de aproximadamente...
90% de Proteínas: Principalmente a queratina e a melanina. (Reconstrução)
10% de Lipídeos: Minerais, uma pequena parte de carboidratos e água. (Nutrição e Hidratação)

MAS CALMA!! 
Se você acha que têm que fazer uma reconstrução a cada dia que Deus te deu, perá lá!

Você precisa de todos os passos para um fio saudável.
Imagine se você esquece de repor os 10% dos tais lipídeos. Essa porcentagem só irá diminuir certo? O que automaticamente irá sobrecarregar os cabelinhos com a proteína ali.
Com a proteína em excesso, irá começar a enrijecer e ressecar os seus fios, pode desencadear todos os aspectos asquerosos que odiamos no nosso cabelo. Lembre-se! excesso é ruim.

Como fazer então?
Acrescente o cronograma capilar no ciclo de lavagem do cabelo conforme as necessidades dos fios.

Bom! Então concluímos que:
O cabelo, para estar hidratado é necessário a reposição de água. (Hidratação)
O cabelo, para estar nutrido é necessário a reposição de gordura, lipídeos/nutrientes. (Nutrição)
E que o cabelo, para estar reconstruído precisa ser feito a reposição de massa, queratina (proteína) (Reconstrução)
Tá bom! Até aí consegui entender. Então como sei por qual tratamento começar?

Simples! Fiz um resumo de uma pesquisa longa e chata rsrsrs, das características dos fios.








Hidratação
Quando se sente um baixo ressecamento (leve) e quando aparece algum frizz, é uma das características da falta de hidratação.


Normalmente os cremes e máscaras para este processo, contém em sua fórmula, ativos que ajudam na "retenção" de água nos fios, como: Pantenol, glicerina, aloe vera, derivados do açúcar e algumas proteínas vegetais.

Neste passo é sempre bom você seguir o modo de uso dos fabricantes, NUNCA ultrapassando o tempo estimado pelos mesmos.

Nutrição
Cabelos porosos (cabelo com as cutículas abertas), com enorme ressecamento e volumoso se enquadra na falta de nutrientes (lipídeos)


Os produtos usados para este processo, geralmente são aqueles que repõe a oleosidade aos fios.

Calma! Se você tem o cabelo muito oleoso, não precisa pular está parte, você precisa dessa etapa também, mas com produtos específicos para seu cabelinho.

Estes produtos, normalmente contém em suas fórmulas ativos como: Óleos e manteigas vegetais, ou seja, 100% PURO.
Sendo que, o óleo mais indicado são aqueles prensados à frio, que não perderam suas propriedades com o calor da prensagem (fiquem atentas as embalagens quando comprarem), temos opções para todos os tipos de cabelos e necessidades, coco, karité, girassol, amêndoa doce, o famoso argan, macadâmia, abacate, semente de uva, gergelim e até de oliva.
SIIIIIIM! Azeite EXTRA VIRGEM no cabelo meu bem!

Lembrando que: Só serve (aconselho), os óleos vegetais, esses siliconados são terríveis (tipo inimigo mesmo) para os cabelos, eles repelem qualquer ativo que retem água ou a própria água, acumula nos fios, pois eles não são solúveis a água, maquiando os fios temporariamente até ele começar a estragar de verdade os fios. Têm exceções, mas prefira manter distância deles.



Neste passo é onde você inclui a UMECTAÇÃO.

Para isso você vai precisar de algum óleo ou manteiga vegetal, coloque um pouquinho em um potinho, no caso da manteiga com uma espátula e pode esquentar por uns 10 segundos aproximadamente (sem fritar o coitado hein, não pode passar de 38º para não perder suas propriedades). Ou se preferir por nas mãos, é só esfregar para dar uma aquecida e nas madeixas (sem preguiça, tem que ser feito mecha por mecha hein) para dar uma maquiada do bem. Porque o segredo da umectação mesmo é a raiz, pois é onde o nutriente realmente entra. Massageie o couro cabeludo com o óleo, fazendo o mesmo processo das mechas e massageie o máximo que puder, pooooooooooooode massagear por um boooooooooooom tempo, até os bracinhos doerem. Pra ficar bonita tem que sofrer kkkkkkk. Ah! É para massagear e não rasgar o couro com as unhas viu!
E também, não precisa deixar pingando de óleo, mas faça com que o cabelo todo tenha recebido o bendito.
Pronto! Pode fazer uma trança frouxa, um coque frouxo ou se preferir, pode deixar solto. É só deixar O MÁXIMO que conseguir, no cabelo (máximo possível mesmo), normalmente eu durmo com o cabelo assim e no outro dia lavo normalmente, mas tiro todo o óleo da cabeça, lavando duas vezes com shampoo com a menor concentração de sulfato possível.

Detalhe: Se você não lambuzar os cabelos com o bendito, não vai manchar o travesseiro e nem a roupa, kkkkk. Eu achei que iria manchar e tirei as fotos para postar no blog, derramando feiura com as roupas mais velhas que existia na minha casa kkkkkkkk. E não manchou nada, só paguei mico mesmo.

Reconstrução
Quebra e queda de cabelo, ou seja, cabelos enfraquecidos, emborrachado é necessário fazer a reconstrução.



Normalmente são as máscaras mais pesadas e específicas, com ativos mais concentrados (por isso, cuidado ao uso excessivo, pois podem sobrecarregar os fios, dando o efeito rebote), os ativos mais comuns em suas fórmulas são: Queratina, arginina, cisteína, creatina, colágeno, entre outras proteínas e aminoácidos.

Neste processo também é indicado seguir rigorosamente os passos dados pelos fabricantes, não ultrapassando o tempo estimado.

Pronto!!! Você já têm os principais passos para começarem o cronograma capilar.

Agora você precisa identificar a maior necessidade do seu cabelo e equilibrar com os passos.
Qual aspecto dos citados ai em cima, está mais evidente no seu cabelo?

Então Belise! Você não tem nenhuma tabela pra eu seguir não?
OI?

Eu não acabei de dizer que você precisa identificar, qual a real necessidade do seu cabelo para montar o tratamento certo, o CRONOGRAMA CORRETO!? ÒÓ

Por isso, eu não acho certo que passem a "suposta tabela universal" pra todo mundo seguir. Como é que você vai colocar um produto que seu cabelo não necessita?! Só para seguir aquela tabela, que está ali, para a necessidade do cabelo da pessoa que a criou. Vai dar no mesmo que continuar "JOGANDO", qualquer creme, óleo e o que for no cabelo sem necessidade.... EFEITO REBOTE! LEMBRA?

NÃO vou passar nenhuma tabela universal. Porém, sei "comé" quando se tenta achar algum modelo só para montar o seu próprio cronograma.
Então vou passar O MEU cronograma, em cima das MINHAS necessidades tá! Só para usarem de base.
Lavo meus cabelos de dois em dois dias, porque tenho progressiva e tintura, senão, HAJA dinheiro!

MEU CRONOGRAMA!

Segunda-feira: Hidrato meu cabelo com cremes hidratantes.
Terça-feira: Não lavo
Quarta-feira: Nutro meu cabelo com umectação.
Quinta-feira: Lavo o cabelo de manhã, da umectação da quarta-feira
Sexta-feira: Não lavo.
Sábado: Hidrato novamente
Domingo: Não Lavo
E assim, sucessivamente até completar o mês
No último dia do mês, eu incluo a reconstrução. Portanto, dependendo do estado do meu cabelo. Faço uma reconstrução por mês. 

Se eu fizer alguma química muito forte, tipo descoloração. Vou acrescentando a reconstrução mais vezes durante o mês, até a recuperação de massa dele.

Porém já aviso e indico. Façam suas PRÓPRIAS tabelas, sem seguir nenhuma outra, só vocês sabem o que seus fios precisam. Adoro muitos blogs que inclusive dão essas tabelas e não estou criticando, continuarei seguindo fielmente, mas tenho minha opinião e é essa kkkk...

E GENTEIN!!! A alimentação também é tudo, não adianta seguir passo a passo do que expliquei aqui, esperando um LINDO cabelo, se você não se cuidar. As vezes você está passando por um barra ai e está tendo quedas de cabelo causadas por estresse, problemas hormonais, genético ou outros. Então é necessário identificar qual o seu problema, OK!

O blog não se responsabiliza por quaisquer problemas que possam ocorrer devido ao uso dos produtos citados, como disse e friso novamente, consultei um especialista e não sou alérgicas a nenhum componente citado.

AGORA e você? Já tinha ouvido falar no cronograma capilar? Qual sua experiência e dica?

Um beijão pra você... e.... FUI








Ps: Deixando bem claro que essa é a minha opinião, eu respeito a sua, portanto respeite a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário